O ADROBar foi um projeto desenvolvido para a mostra Morar Mais Por Menos 2018, em Belo Horizonte, pelos arquitetos Gabriela Brasil e Pedro Melo (Pigmento Arquitetura).
Segundo os profissionais, esse espaço foi elaborado no conceito de praça belo-horizontina, com o uso do aço revelando a "BH industrial". "O Adro nos traz a praça seca e a vegetação dá lugar a elementos urbanos. As bancadas foram feitas com chapas de tretra park prensado, o muro foi revestido por telhas reaproveitadas e cores do pôr do sol criaram o skyline da cidade", afirmam os arquitetos.
Esse projeto ganhou o 1º lugar da mostra na categoria sustentabilidade. Toda a iluminação foi pensada dentro desse conceito. Para tal foi utilizado um cordão de luz com lâmpadas de filamentos, que compôs o decor além de trazer uma luz funcional para os baristas. Como solução para luz geral do pequeno espaço estilo praça, foram utilizados dois postes com linguagem vintage. Já nas mesas laterais onde foi feita a pintura em degradê, foram utilizados pendentes com luz direcionada, fixados como arandelas em tesouras metalizas reaproveitadas. O resultado foi uma proposta jovem e com muita iluminação cênica.
-