O projeto de reforma dessa cobertura residencial, localizada no bairro Santa Cruz em Belo Horizonte, foi planejado pelo arquiteto Frederico Bicalho. No local já havia a piscina e um terraço divido em dois níveis. O proprietário solicitou uma transformação desse espaço, ampliando a área coberta da churrasqueira e melhorando a área externa.
Externamente, a grande sacada foi a criação de um deck suspenso, que nivelou os dois níveis da cobertura e integrou ambos os terraços em um único nível, conferindo amplitude ao novo espaço. Ao mesmo tempo, essa solução revelou um bela vista da cidade antes, encoberta pela mureta existente que separa o terraço de lazer da cobertura da casa que fica logo abaixo.
O paisagismo foi pensado para criar microclimas ambientando em conjunto todo o espaço, permitindo dessa forma diminuir o impacto do grande muro aos fundos do terreno ao mesmo tempo que mantém a presença do verde em todas as visadas.
Para o luminotécnico foi utilizada uma iluminação pontual discreta, sem uso de luminárias muito destacadas, de forma que somente o efeito dos diversos tipos de luz conferissem aconchego e sofisticação ao espaço. O atendimento, realizado pela lighting planner Lívia Moura, contemplou a escolha dos produtos que o arquiteto já havia idealizado. Para isso fez‐se uso de embutidos de lâmpadas modelo PAR 20, espetos de jardim, arandelas e balizadores de piso, todos em LED, que em conjunto compuseram o luminotécnico do projeto.
Fotos por Henrique Queiroga
-