O projeto de reforma desse apartamento foi estudado para atender aos desejos de um jovem casal sem filhos. O profissional Sandro De Bernardi, do escritório De Bernardi Arquitetura, trabalhou para desenvolver uma proposta em estilo moderno, marcado pelas linhas retas. Segundo o arquiteto, "o projeto de interiores não teve receio em utilizar o preto como cor predominante, mas fazendo uso da madeira, do couro e de uma boa iluminação para aquecer os espaços".
Seguindo o estilo moderno presente no ambiente do estar/jantar, foram utilizados spots da linha "no frame", com acabamento em cor branca, que trazem mais leveza na iluminação, marcando o grande painel de madeira que divide a sala da cozinha e também a passagem de entrada do apartamento. Ao fundo foi aplicado o perfil "frizo", uma iluminação difusa caracterizada como linha de luz. Para tornar o espaço mais aconchegante, trabalhou-se com um cortineiro iluminado, recurso muito usado para trazer mais luz ambiente sem causar ofuscamento.
O ponto central do jantar é o pendente Sputinik, uma escolha que evoca o estilo vintage, dando chame à decoração. Essa luminária pode ser composta com diversas lâmpadas, sendo a mais recomendada o modelo "sino" em led dimerizável, da marca Phillips. O modelo é indispensável para sua composição, pois permite controlar a intensidade da luz.
O lavabo seguiu o mesmo estilo de decoração dos demais espaços e, mesmo usando um tom escuro de forma predominante, o espaço ficou bem iluminado devido ao uso dos spots sem borda, com luz focal sobre a pia, que trouxe uma luz cênica para o espaço. A sanca de luz invertida completou o pequeno ambiente com um destaque decorativo e com muito estilo.
O apartamento passou por uma transformação completa: criou-se uma maior integração dos espaços, em estilo loft, no primeiro andar; e no segundo, houve ampliação de cômodos para atender ao novo espaço gourmet.
Acompanhe as próximas postagens para conhecer os outros espaços!
Fotos por Ivan Araújo.
-